Programação da "Temporada de Dança 2014" do Teatro Alfa no ar!

Foi divulgada a programação completa da Temporada de Dança 2014 do Teatro Alfa! E está imperdível!!! Vejam abaixo:

(Clique na imagem para vê-la em seu tamanho original) 

A Temporada de Dança desse ano trará apresentações do Grupo Corpo, São Paulo Companhia de Dança, Companhia de Dança Deborah Colker, Alonzo King Lines Ballet, Akram Khan, Companhia Antonio Gades e Ballet do Mariinsky (Ballet Kirov).

Grupo Corpo

Fundado em 1975, em Belo Horizonte, o Grupo Corpo consolidou-se como uma das referências do panorama nacional da dança. São 35 coreografias e mais de 2.200 apresentações no histórico desta companhia mineira de dança contemporânea, que mantém dez balés em repertório e faz uma média de 70 espetáculos por ano, em lugares tão distintos quanto Islândia, Coreia do Sul, Estados Unidos, Líbano, Itália, Cingapura, Holanda, Israel, França, Japão, Canadá e México. 

Este ano a companhia reapresentará Triz, com trilha sonora de Lenine, e Onqotô, coreografia criada por ocasião dos 30 anos do Grupo Corpo, com músicas de Caetano Veloso e José Miguel Wisnik.

Dias 13, 14, 15, 16 e 17

São Paulo Companhia de Dança 

Criada em janeiro de 2008 pelo Governo do Estado de São Paulo, a SPCD possui um repertório composto de remontagens de obras clássicas e modernas, além de peças inéditas criadas especificamente para o seu corpo de bailarinos. Apesar do pouco tempo de existência, já foi vista por um público superior a 340 mil pessoas em 6 países, 60 cidades, em mais de 390 apresentações. 

Este ano o programa da SPCD no Teatro Alfa inclui a estreia da remontagem da coreografia workwithinwork, de Wiliam Forsythe, além de obras primas de dois ícones da dança: Jirí Kylián e Michel Fokine.

Dias: 21 e 22 de agosto

Companhia de Dança Deborah Colker 

A companhia Deborah Colker fez sua estreia em 1994, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A partir de então a coreógrafa criou mais de 10 espetáculos, constituindo um repertório sólido e inovador e sedimentando um percurso de sucesso, prestígio e reconhecimento nacional e internacional. 

Em 2014, apresentará Belle, seu mais novo espetáculo, baseado no romance Belle de Jour do escritor francês Joseph Kessel, adaptado para o cinema por Luis Buñuel. Nesta adaptação, desviando-se das convenções da narrativa, Colker navega pelos instintos e forças que compõem esta obra da literatura mundial, apresentando imagens surpreendentes, plenas de sensualidade.

Dias: 31 de agosto e 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 de outubro

Alonzo King Lines

Alonzo King LINES Ballet é uma companhia de balé contemporâneo, sediada em São Francisco, Estados Unidos, e conduzida desde 1982 pela visão artística singular de Alonzo King. Com a colaboração de compositores notáveis, músicos e artistas plásticos de todo o mundo, King cria obras baseadas num conjunto diversificado de tradições culturais profundamente enraizadas, dotando o balé clássico de um novo potencial expressivo. 

Na Temporada Alfa 2014, a cia Alonzo King Lines apresentará Constellation, espetáculo luminoso e lúcido, abrangente e íntimo, que explora a orientação de nossos corpos para a luz. 

Colaboração inovadora com o artista Jim Campbell, o espetáculo é marcado pela música barroca (cantada por majestosa mezzo soprano), pelos elegantes figurinos de Robert Rosenwasser e pela sutil iluminação de Axel Morgenthaler.

Dias: 26, 27 e 28 de setembro

Akram Khan

Akram Khan é um dos mais famosos e respeitados artistas da dança do Reino Unido. Sua reputação foi construída com o sucesso de produções criativas, tais como Vertical Road, Gnosis e Zero Degree, e também graças à sua contribuição singular para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Movendo-se entre a Grã-Bretanha e Bangladesh, Khan tece fios da memória em um mundo surreal, com conexões surpreendentes. 

Na Temporada Alfa 2014, Akram Khan apresentará Desh, performance solo dançada pelo próprio coreógrafo, elogiada como o trabalho mais oportuno e belo de sua carreira. Seu solo Desh estreou em 2011, em Nova Iorque, e olha para as histórias que lhe foram contadas na infância, mas a partir da perspectiva de um homem adulto. O espetáculo mescla com êxito a tradição de Kathak de contar histórias. O artista se transforma para interpretar vários papéis, com os recursos técnicos da dramaturgia ocidental.

Dias: 17, 18 e 19 de outubro

Companhia Antonio Gades

O espetáculo integra as atividades ligadas ao 10º aniversário da morte de Antonio Gades (1936-2004), ícone maior da dança flamenca. Após o desaparecimento do mestre, sua companhia foi mantida com o objetivo de preservar o legado do grande bailarino e coreógrafo, responsável pela renovação da linguagem do flamenco, sem afastar-se de suas origens. 

O espetáculo Fuego foi concebido por Gades e Carlos Saura, com Inspiração no balé El Amor Brujo, de Manuel de Falla. Estreou com grande sucesso no Théâtre du Châtelet, em Paris, em 1989, ocasião em que realizou uma turnê internacional. Agora volta, sob a direção de Stella Arauzo, que dançou com Gades por muitos anos.

Dias: 30 de setembro e 1 de outubro

Ballet do Teatro Mariinsky (Ballet Kirov)

O Ballet Mariinski, afiliado ao Teatro Mariinsky de São Petersburgo, é uma das mais importantes companhias de balé da História. Seu nome fora substituído por Ballet Kirov mas, com o fim da União Soviética, voltou a se denominar Mariinsky. Foi para esta companhia que o grande coreógrafo Marius Petipa encenou a maioria das suas obras-primas, em especial as reformulações de Giselle, O Lago dos Cisnes e O Corsário. 

No programa a ser apresentado no Teatro Alfa, a companhia apresentará O Corsário, famoso balé do repertório clássico, cuja estreia em São Petesburgo se deu em 1858, com coreografia de Jules Perrot, posteriormente modificada por Petipa. Foi nessa formatação que O Corsário tornou-se um dos grandes sucessos do Ballet Mariinsky e veículo privilegiado para o brilho de seus solistas.

Dias: 19, 20, 21, 22 e 23 de novembro

Saiba mais clicando aqui.

0 comentários: